segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Faixa brancaClique para ampliar: fx_branca.jpg
A faixa branca é a primeira do taekwondo, nesta faixa o aluno terá sua introdução na modalidade ela representa a pureza e o início do aprendizado no taekwondo, o aluno terá o seu primeiro contato com a arte e com seus princípios básicos, tais como: disciplina, respeito, cortesia, dedicação, perseverança e autocontrole.
básicos acima ele deve aprender todo o conteúdo que segue abaixo e prestar o exame de graduação.

O conteúdo desta faixa esta dividido em 3 partes:
1. POOM-SE - Movimento de faixa
2. TCHAGUI - Chutes
3. IRON - Teoria


1. POOM-SE
Nome: SAJU DIRUGUI
Significado: A palavra “Saju” significa quatro direções e “Dirugui” significa soco. Portanto socando em quatro direções. O primeiro soco do movimento deve ser aplicado com kihap (grito).
Composição: O Saju dirugui é composto por um ataque de soco no tronco e uma defesa baixa todos com a base apkubi (base de um passo penetrado para frente com o joelho da frente flexionado e a perna de trás esticada).
Deverá ser aplicado tanto para o lado direito “orun” quanto para o lado esquerdo “uen” ou seja:
ORUN SAJU DIRUGUI – Socando em quatro direções pelo lado direito.
UEN SAJU DIRUGUI – Socando em quatro direções pelo lado esquerdo.
As crianças até 06 anos de idade poderão apresentar apenas o lado direito de acordo com o bom senso de avaliação do professor. 

2. TCHAGUI – Chutes
São cinco chutes nesta graduação que deverão ser executados da seguinte forma:
Preparo: O professor dará o seguinte comando “Tchagui, Jumbi”, e o aluno deverá recuar a perna direita com kihap (grito), aguardar a contagem do professor para chutar alternando as pernas, ou seja, na primeira contagem o chute será com a perna direita e na segunda com a esquerda e assim sucessivamente.
Todos os chutes deverão ser executados com kihap e no mesmo lugar (parado), alternando as pernas, uma vez com a direita e outra com a esquerda.





1 - APTCHA OLIGUI
Levantamento frontal (levantar a perna estendida o máximo possível).
2 - AP TCHAGUI
Chute frontal (levantar o joelho flexionado e estender a ponta do pé na altura do queixo).
3 - BACAT TCHAGUI
Chute circular para fora (levantar a perna fazendo um circulo de dentro para fora).
4 - AN TCHAGUI
Chute circular para dentro (levantar a perna fazendo um circulo de fora para dentro).
5 - AP DOLIO TCHAGUI:
Chute com o peito do pé na cintura obs. É fundamental que gire o pé de base e a cintura

3. IRON – Teoria
A teoria como as demais partes do exame de graduação, tem o caráter reprovativo, porém ela não será aplicada pelo mestre e sim pelo professor responsável.
A prova poderá ser escrita ou verbal, de acordo com o critério adotado pelo professor. A nota desta prova deverá ser somada com a nota de comportamento, participação e nível de aplicação do aluno com o conteúdo do exame, portanto a nota final da categoria “Iron” será a média de todas citadas, podendo ser acrescidas de mais algumas de acordo com o professor.

O conteúdo teórico para esta faixa segue conforme abaixo:
1. Contagem:
01 - Ranna
02 - Dul
03 - Sêt
04 - Nêt
05 - Dassôt
06 - Iossôt
07 - Ilgôp
08 - Iodol
09 - Arrôp
10 - Iol
11 - Iol ranna
12 - Iol dul
13 - Iol set
14 - Iol net
15 - Iol dasôt
20 - Sumur
30 - Sórun
40 - Mahun
50 - Shihun
100 - Bek

2. Cumprimentos 
À bandeira: Tchariot, kuki é deraio kiunhe, baro
Ao grão-mestre: Tchariot, kwanjanim que kiunhe (7 a 9 dan)
Ao mestre: Tchariot, sabunim que kiunhe (4 a 6 dan)
Ao instrutor: Tchariot, kyosanim que kiunhe (1 a 3 dan)
Ao assistente: Jokyo nim que kiunhê (2 à 1 Gub)
Ao superior: Tchariot, kiunhe.

3. Juramento do taekwondo:
EU PROMETO
1- Observar as regras do taekwondo;
2- Respeitar o instrutor e meus superiores;
3- Nunca fazer mau uso do taekwondo;
4- Ser campeão da liberdade e da justiça;
5- Construir um mundo mais pacífico.

4. Significado da palavra TAEKWONDO:
A palavra taekwondo significa literalmente o caminho dos pés e das mãos através da mente. 

5. Espírito do taekwondo:
- cortesia: Educação e Respeito;
- integridade: Honestidade e Justiça;
- perseverança: Nunca desistir de seus objetivos;
- domínio sobre si mesmo: Lutar contra os desejos do corpo;
- espírito indomável: Nunca se entregar perante o inimigo.

6. Direções e altura:
Orun – Lado direito;
Uen – Lado esquerdo;
Are – Parte baixa;
Momtong – Altura tronco;
Olgul – Altura rosto;
Saju – Quatro direções;
Ap – Frente;
Dolio – Virando lateral;
Iop – Lado;
Bacat – Fora;
An – Dentro;
Pitrô – Diagonal para fora;
Tui – Atrás.

7. Vocabulário usado em aulas: 
Tchariot – Sentido;
Kiunhê – Cumprimentar;
Jumbi – Preparar;
Shijak – Começar;
Guman – Terminar;
Baro – Voltar;
Andja – Sentar;
Irossó – Levantar;
Rethio – Abrir debandar;
Schiô – Descansar, ficar à vontade;
Bal bacuó – Trocar de perna;
Duiró dora – Virar meia volta;
Jua u hyang ú – Ficar frente a frente, ou de frente para o instrutor;
U hyang ú – Virar para direita;
Dojan – Academia, sala de treino;
Dobok – Uniforme;
Ti – Faixa;
Ié – sim;
Gamsa-ram-nida – Obrigado 

Graduação no TAEKWONDO




O Grau ( Geup e DAN ) é a unidade de sistematização do TAEKWONDO, correspondendo-lhe em determinado nível técnico.   Partindo do 10° Geup vão se atingindo sucessivamente graus superiores tomando em conta o tempo de prática e o progresso técnico.

“ ...há faixas de cor branca, amarela, verde, azul, vermelha e preta.   Cada cor representa uma graduação.   A faixa branca por exemplo é para principiantes, pureza – 10° / 9° Geup; o amarelo são para as pessoas que estão começando a ter base e noções sobre o TAEKWONDO – 8° / 7° Geup, verde é o grau intermediário, esperança – 6° / 5° Geup; o azul, juventude, ambição – 4° / 3° Geup, Vermelho, atenção – 2° / 1° Geup e a faixa Preta, Dignidade – 1° Dan ao 9°.”


No Brasil a partir do 4° DAN chamamos de Mestre ( em alguns estados Mestre é aquele que tem a graduação superior a 5° DAN ) e a partir do 6° DAN chamamos de Grão Mestre em TAEKWONDO e aquele que além de possuir graduação superior ao 4° DAN fazer o curso de Instrutor no KUKKIWON, é chamado de INTERNATIONAL INSTRUCTOR.


Existem academias, clubes e associações que adotam outra seqüência de faixa, geralmente substituem as faixas chamadas “com ponta” ou “pastel” por outras cores, marrom, laranja, cinza, roxa, etc. Porém a ordem dos Geups não mudam.   A seqüência de cores aqui apresentada é a seqüência mais usada no Brasil.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O que e Taekwondo ?


TAEKWONDO é o atual nome da Arte Marcial que vem mantendo sua existência independente e peculiar na Coréia por um espaço de mais de vinte mil anos.   O propósito principal do TAEKWONDO é defender e atacar o inimigo como meio de defesa própria usando livremente as mãos.


Traduzindo literalmente do coreano:
- TAE significa saltar, voar, esmagar com os pés;
- KWON significa bater ou destruir com as mãos;
- DO significa o caminho, a arte, o método, a filosofia.


O Caminho dos pés e das mãos, TAEKWONDO. Grão Mestre BANG ainda sugere um outro significado, baseado na essência desta arte marcial: TAEKWONDO a arte que treina a mente através do corpo!


Todas as atividades do TAEKWONDO estão baseadas em táticas defensivas, pois este esporte nacional se desenrola como defesa própria contra o ataque inimigo.   Cada movimento do TAEKWONDO é desenhado cientificamente com um propósito específico de desenvolver a crença de que o sucesso é possível a cada um.   A constante repetição ensina a paciência e a resolução de transpor obstáculos.   O tremendo poder mente/corpo desenvolve a auto confiança para enfrentar qualquer adversário em qualquer lugar e qualquer situação.    Nos tempos antigos, a vida social causava uma carência de forças físicas e agilidade corporal de toda gente.   Por isso quando chegava a velhice, às vezes, os corpos se faziam demasiados caducos.   Pois o TAEKWONDO assegurava boa saúde, beleza física, agilidade e serenidade mental de quem o praticava.


Os exercícios do TAEKWONDO mantêm confiança em si mesmo, não só a força física, mas também a disciplina mental, porque são desenroladas técnicas superiores para defesa pessoal, usando seu corpo inteiro.   Para o praticante de TAEKWONDO seu corpo inteiro é uma arma; é capaz de atacar e defender facilmente qualquer agressor com as mãos, punhos, cotovelos, joelhos, pés ou qualquer parte do seu corpo.


O mais importante é que este esporte nacional no solo, serve como uma arte marcial superior de defesa própria, sendo que oferece notavelmente bom sentido ao seu exercitante, pois o que tem confiança e si mesmo se mostra extraordinariamente generoso com os outros, não teme a seu adversário de maneira nenhuma, porque não abusa jamais de sua força que tem, para atacar injustamente o outro, porque já obteve uma atitude mental de modéstia, através da exercitação do TAEKWONDO. Em conclusão, as virtudes de modéstia e generosidade estão fundamentalmente baseadas na confiança em si mesmo.


Tal confiança em si mesmo, física e mentalmente é benéfica à sua vida pessoal, à sua família e à sua vivência dentro da nação.   A “forma” do TAEKWONDO compreende várias posturas, cada qual, tem um caractere peculiar, que está, estritamente relacionada com outras.   A “Forma” consiste em umas vinte e quatro posturas interconectadas.   Bloqueio, golpe, pontapés sob as formas mais freqüentes usadas no TAEKWONDO e todas estas se mantêm em obras precisamente com as mãos, pés, punhos, segundo as partes mais vitais do adversário a quem ataca e, portanto se toma postura lateral, postura de gato ou postura de cavalgada, entre muitas outras, segundo requer as circunstâncias.


TAEKWONDO tem dois estilos de competição. Competição de estile livre em que se pode usar livremente as técnicas adquiridas no ataque ou defesa e a competição previamente regulamentada em que os competidores têm que respeitar o acordo já tomado para a prática ou demonstração.


Os competidores têm que dominar o curso de competição previamente regrada e assim poderão apresentar-se nas competições de estilo livre.


O combate ensina a humildade, coragem, vigilância, espírito imbatível, faculdade de adaptação e auto controle.   As posições próprias ensinam a flexibilidade, equilíbrio e coordenação de movimentos, enquanto que os exercícios fundamentais ajudam a desenvolver a precisão e ensinam, princípios e objetivos.


O TAEKWONDO está composto de três elementos: Forma (POOMSE), competição (KYORUGUI) e Rompimento (KYOKPA).   TAEKWONDO requer uma grandiosa concentração mental, coisa que nos permite produzir uma força quase incrível.


Assim o TAEKWONDO oferece uma auto disciplina severa ao mesmo tempo que um espírito de cooperação e mútuo respeito.


Para os adeptos dessa arte o TAEKWONDO representa mais que o mero uso físico de movimentos hábeis, implica também, um modo particular de vida e de disciplina auto-imposta, bem como uma moral sã e um ideal nobre.


Os movimentos do TAEKWONDO conjugados com o espírito se transformam em belos movimentos, pois possuem velocidade, equilíbrio, flexibilidade e ritmo envolvendo destreza no emprego dos pés e das mãos para a rápida imobilização do oponente.